"Enfisema Pulmonar Consequência do Cigarro".
quarta-feira, 27 de junho de 2012
quarta-feira, 20 de junho de 2012
Tema: Fórum em Sorocaba - CENSUPEG - Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós Graduação dias 20 e 21 de Junho de 2012
"A educação é o caminho, o espírito precisa de aconchego, precisamos evoluir e ampliar a nossa consciência".
segunda-feira, 18 de junho de 2012
"Aniversário de Um Ano da ONG- Terapeutas sem Fronteiras Sorocaba"
Notícia publicada na edição de
15/06/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 007 do caderno Ela, por Leila Gapy - leila.gapy@jcruzeiro.com
"Terapeutas sem Fronteiras" completa um ano em Sorocaba
Aprender a reconhecer-se em meio a tantos sentimentos que, às vezes, levam à tristeza. Bater papo e tricotar, literalmente. Estes são alguns dos objetivos da Organização Não Governamental (ONG) Terapeutas sem Fronteiras, que completou, em maio passado, um ano de existência em Sorocaba. Período em que mais de cem pessoas foram atendidas e descobriram como lidar com seus sentimentos. A proposta, que nasceu em São Paulo com a iniciativa do filósofo norte-americano Rex Thomas, consiste em atender, gratuitamente, pessoas que necessitam de apoio emocional.
De acordo com a psicóloga Maria Aparecida Leite Vaz de Arruda, responsável pela ONG sorocabana junto de Maria Aparecida Marczynski, ao menos 15 profissionais ligados à área terapêutica são voluntários e se revezam no atendimento que acontece diariamente na sede da entidade, no Centro. Segundo ela, o "Apoio Emocional" às pacientes é desenvolvido por meio do método Nexus, que foi criado por Thomas e consiste em sete etapas: A arte do silêncio e respiração; do pensar e sentir; de ouvir e falar; de ser e agir; de perdoar e amar; de dar e receber; e de celebrar e recomeçar.
"Nossos voluntários apresentam a proposta ao pacientes e lhes ensinam como exercitar essa proposta. Trata-se de uma jornada de autorreconhecimento e bem estar", explica. Esta jornada ocorre ao longo de quatro sessões e caso necessário, é expandido por mais quatro. "A maioria dos pacientes são mulheres, com idade média de 40 anos, que quase sempre têm problemas emocionais atrelados à família, aos filhos e ao relacionamento. Já os homens atendidos quase sempre estão com problemas relacionados ao emprego, principalmente às pressões", detalha.
A etapa mais difícil de ser desenvolvida é a da arte de perdoar e amar, afirma a psicóloga. "Geralmente as pessoas estão magoadas, com ressentimentos e têm dificuldades para perdoar. Mas isso é possível sim", otimiza. Segundo a especialista, a proposta da ONG é ajudar emocionalmente as pessoas e direcioná-las. "Nós damos um direcionamento para que a pessoa se reconheça em meio aos sentimentos e trilhe sua própria jornada. Casos complexos são encaminhados ao Centro de Atendimento Psicossocial de Sorocaba (Caps)", avisa.
Como se não bastasse, a entidade ainda disponibiliza gratuitamente o Tricô Terapia. Trata-se de um grupo de mulheres que aprendem a fazer tricô e aproveitam as aulas para conversar, trocar experiências e confraternizar - às vezes com aulas de yoga ou outras atividades artesanais. Esta proposta é desenvolvida com uma professora de tricô e mais um psicólogo, que acompanha semanalmente o grupo. "Neste módulo as mulheres são, na maior parte, donas de casa com mais de 50 anos e com família, e que buscam por alternativas para driblar a solidão do dia a dia. Elas frequentam o grupo por três meses, fazem amizades e confraternizam, levando mais sentido à própria vida", resume.
A organização - que conta apenas com voluntários e a doação de lãs da empresa Coats Corrente, que também disponibiliza o professor de tricô -, comemorou ontem um ano de existência em Sorocaba com a palestra motivacional "Coragem de Ser e Viver", ministrada pelo fundador na sede da entidade, fica dentro do Instituto Vermont - distribuidor de Florais de Bach em Sorocaba e região -, localizado na rua Voluntários de Sorocaba, número 333.
Os atendimentos de Apoio Emocional ocorrem de segunda a sexta-feira, sempre das 14h às 18h. Já o Tricô Terapia acontece sempre às sextas-feiras, das 14h às 17h. O agendamento deve ser feito pelo telefone (15) 3233.8060. Além da unidade de São Paulo, que existe há cerca de um ano e meio, e a de Sorocaba, a ONG dispõe de núcleos em São Roque, Santos, Alto Paraíso, Brasília e Curitiba. Informações: www.terapeutassemfronteiras.org.br ou www.terapeutassemfronteirassorocaba.blogspot.com.br.
"Terapeutas sem Fronteiras" completa um ano em Sorocaba


quarta-feira, 13 de junho de 2012
Tema: Prevenção da Tosse com os Florais de Bach, Saint Germain e Florais de Minas - Programa gravado dia 13/06/2012
"Receita de Xarope de Cenoura no tratamento da tosse, por Cida Marczynski"
quarta-feira, 6 de junho de 2012
Tema: Propriedades Terapêuticas dos Florais: Crab Apple e Olive na prevenção do resfriado- Programa gravado dia 06/06/2012
"Propriedades Terapêuticas da leguminosa cebola no tratamento da Asma Bronquica, por Cida Marczynski
Assinar:
Postagens (Atom)